quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Por que o queijo bola é rosa por fora?


Esta foi a pergunda da minha filha enquanto estávamos na cozinha saboreando um delicioso lanchinho de queijo quente feito no forninho elétrico. Achei tão interessante pois, não havia me ocorrido isso antes e comprovou mais uma vez que enquanto estamos no processo de preparação e alimentação, estamos sempre pensando em algo, seja sobre aquilo que estamos fazendo no momento ou, sobre algo que ocorreu durante o dia ou ainda, sobre o dia de amanhã. Embora, muitas vezes, os pensamentos vem... e se vão sem que tivéssemos tomado qualquer atitude.
Enfim... Vamos ao levantamento que fiz pra satisfazer a curiosidade da minha pimpolha.
Em algumas fontes pesquisadas, verifiquei que o queijo bola é muito parecido com o queijo Edam, que tem origem no norte da Holandesa, mais específicamente na província de Netherlands, entre estas fontes está o site Ciência do Leite(este site dá detalhes interessantes, inclusive sobre a fabricação do queijo). Outros sites pesquisados dizem que o queijo prato bola, mais conhecido como "bola" é originário do Brasil. Alguns dizem que o queijo bola originou-se do queijo reino... Enfim, não consegui identificar a origem correta do queijo mas, que ele é bom...Isso é, né gente! E a casca?
Bem, a casca rosa-avermelhada trata-se de um corante natural utilizado na fabricação de laticínios e não é prejudicial a saúde. Serve para proteger o queijo contra contaminações.

12 comentários:

  1. Obrigada pelo assunto abordado, Verônica. Eu estava preocupada com a saúde por causa da casca rosa do queijo bola, e eu amo esse queijo!

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber que se pode comer a casca rosa!

    ResponderExcluir
  3. muito bom saber, ainda mais sobre queijo. Amo

    ResponderExcluir
  4. Que bom saber sobre a casca do queijo do Reino. Então não faz mal comê-la? Muito obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual a base desse corante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio site "Ciência do Leite" informa como é o processo de coloração do queijo. http://cienciadoleite.com.br/noticia/1859/queijo-tipo-edam

      Excluir
  6. congelei os queijos caseiros, depois descongelei e deixei no sol, mas ficaram meio rosados e com forte odor, como faço para aproveitar esses queijos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queijo não se deve congelar pois muda a consistência, a não ser que estejam ralados. Não sei dizer o que ocorreu com os seus. Pode ter havido contaminação por bactérias patológicas o que inutilizaria o produto.

      Excluir
  7. Você explicou justamente o que eu estava procurando, sem rodeios e muito bem resumido. Obrigado

    ResponderExcluir