domingo, 20 de novembro de 2011

3 Atitudes que o Gestor precisa ter para evitar greves

O que leva trabalhadores de diversas classes a entrarem em greve? Obviamente, não é a preguiça. Em Salvador, algo curioso me chamou a atenção: Professores da rede privada entraram em greve por melhores condições de trabalho. Talvez você pense, logo de primeira, que estes professores estão em “melhores mãos” do que os que ingressaram no setor público. Pois então, amigo, eles entraram em greve por questões que, em sendo atendidas, trariam muito mais retorno do que a insatisfação gerada por elas. Uma destas reinvindicações é a de que as escolas ofereçam bolsas de estudos aos filhos.
O problema para uma maioria insatisfeita está na insensibilidade de uma minoria. Nem professor e nenhum outro profissional deveria se preocupar em fazer greve se houvesse sensibilidade em seus gestores.
3 atitudes que faltam aos gestores para diminuírem a insatisfação das massas:
  1. Ouvir: O gestor precisa ouvir as reclamações como algo que possa se tornar em oportunidade para sua empresa e trabalhar as expectativas do colaborador.
  2. Falar: O gestor deve deixar bem claro o que espera de seus colaboradores e o que fará por eles. Precisa motivar, orientar e apoiar.
  3. Observar: O gestor precisa observar seus colaboradores como seres humanos. Afinal de contas, as metas traçadas serão atingidas por eles. O principal desafio do gestor é conduzí-los nessa jornada eliminando qualquer dificuldade que apareça durante o percurso. Refletir sobre atitudes que contribuam com o bem-estar de todos deve ser um exercício constante.

Talvez, se o diretor de uma escola observasse um pouco mais seus professores, chegaria a conclusão de que, com os filhos estudando na mesma escola em que trabalha, o professor terá menos desgastes com logística de transporte, menos gastos que equivalerão a um aumento de salário e a tranqüilidade que precisam (e nós queremos) para ensinar nossos filhos a empreender e construir um país melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário