terça-feira, 28 de junho de 2011

3 passos para conseguir uma boa recolocação no mercado

Muitas pessoas têm dificuldade para serem recolocadas no mercado de trabalho depois de um longo tempo fora. Já vi pessoas se candidatarem a cargos para ganhar 1/3 do que ganhavam antes, simplesmente porque “não apareceu nada melhor“ e o tempo vai passando e fica cada vez mais difícil a vaga tão desejada.
Para que você saia desse ciclo em sua vida, você precisa de atitude. Erga a cabeça, respire fundo e siga estes 3 passos para que você concorra de igual pra igual com os demais candidatos:
1. Defina o que você quer: Se você não sabe o que quer, também não vai saber o que está procurando. Procure definir exatamente o que você gosta de fazer, o que você não gosta de fazer e o que você aceitaria fazer mesmo não gostando muito. A partir dessas informações, atualize seu curriculum para o perfil de vaga que você está procurando. Neste caso, menos é mais. Não fique colocando um monte de informações que não têm nada a ver com o perfil da vaga.
2. Espalhe seu CV: É muito mais fácil conseguir uma vaga por indicação de amigos, portanto, repasse seu curriculum por e-mail para seus amigos e pessoas que já trabalharam com você. Neste momento, não é necessário dizer que está desempregado, aliás, não use essa palavra, simplesmente diga que está em busca de uma oportunidade. Considere também a possibilidade de cadastrar seu perfil profissional em sites voltados para a sua área. O LinkedIn é uma excelente rede social para contatos profissionais e permite que seus amigos te recomendem e escrevam experiências positivas que tiveram ao trabalhar com você.
3. Prepare-se: Toda empresa faz uma entrevista antes de definir quem ficará com a vaga. Se você se preparar para ela, você já sai na frente de muita gente. Por incrível que pareça, a maioria não se prepara e vai com a cara e com a coragem. Escreva em uma folha todas as perguntas possíveis e imagináveis que seu entrevistador poderá fazer e responda na mesma folha tudo o que você poderá ressaltar de qualidades sobre você. Quando você coloca no papel, você  condiciona seu cérebro a responder de maneira mais segura e o entrevistador notará isso, contando pontos positivos na sua entrevista. Não fale mal dos chefes anteriores e nem das empresas em que trabalhou. Se você for perguntado sobre o motivo da saída, diga a verdade sem entrar em muitos detalhes ou denegrir a imagem do outro. E nunca minta na entrevista. Outra dica é procurar saber tudo o que puder sobre a empresa, antes da entrevista. É mais uma demonstração que você pode dar de que teve o cuidado de conhecer a empresa antes de se candidatar a vaga.

Dúvidas, críticas ou sugestões comente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário