domingo, 26 de junho de 2011

Igreja - 3 Passos Para Uma Boa Recepção

A recepção pode dizer muita coisa sobre uma igreja. Algumas a chamam de Ministério de Introdução. Resumidamente, é o processo de receber, acolher e informar o visitante. Um sem número de igrejas não se dá conta da importância e peso que este ministério tem na tarefa de reter pessoas que estão buscando um ambiente onde se sintam bem.
Imagine-se entrar e sair de um lugar e nem ser percebido! É como se você estivesse entrando em um hospital, esperasse para ser atendido e ninguém se desse conta que você está ali, precisando de um atendimento de emergência. Entendeu a gravidade da situação? Deus está te dando esta oportunidade. Não a deixe passar e levar embora quem tanto precisa de um gesto de carinho.

Para que a recepção potencialize o processo de evangelização e acolhida, você precisa seguir 3 passos essenciais:

1. Perfil: O perfil das pessoas que farão parte da equipe precisa ser bem definido. É importante que sejam educadas, acolhedoras e extrovertidas (não confunda extrovertida com vulgar). Pessoas alegres e motivadas vão ter mais chance de agradar do que alguém emburrado que preferiria estar em outro lugar.

2. Aparência: O cuidado em escolher pessoas que tenham asseio e zelo pela aparência é fundamental, se você não quiser afugentar as pessoas. Imagine a péssima impressão que o visitante terá, ao ser recebido por alguém que se descuida do seu hálito!

3. Orientação: As pessoas que farão parte da equipe precisam ser treinadas e orientadas com relação as diversas situações que poderão enfrentar, entre elas, como recepcionar pessoas deficientes, idosos e pais com bebês recém-nascidos.

Ao final do evento, as pessoas da recepção devem se posicionar na saída para se despedirem dos visitantes e convidá-los a retornar. Se tiverem oportunidade, os introdutores (como são chamadas as pessoas que trabalham na recepção) devem procurar saber, de uma maneira bem informal, qual foi a impressão que o visitante teve da igreja. As respostas poderão contribuir para a melhoria contínua dos trabalhos da recepção.

Se você não havia pensado nisso, este é o momento de refletir sobre o assunto e procurar saber como anda esta área em sua igreja. Não basta perguntar aos responsáveis. Pratique o seu poder de observação e e verifique o que precisa ser melhorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário