sábado, 25 de junho de 2011

Canjica de Milho Branco

Também conhecida como Munguzá, é um prato muito tradicional da culinária brasileira mais especificamente, do nordeste do Brasil, onde é conhecido também como “Chá de Burro” (estranho né?). Em Minas Gerais este prato é chamado de “Canjicão”. Pernambuco é o Estado onde mais se destaca. Seu ingrediente principal são os grãos de milho branco, vendidos no supermercado em saquinhos de 500 gramas na parte de grãos e cereais.
E vamos a receita!
 canjica de milho branco3

Canjica de Milho Branco

Ingredientes:
  • 500 gramas de milho branco para canjica
  • 2 litros de água
  • 1 litro de leite
  • 10 cravos e 1 canela em pau
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 pacote de coco ralado (opcional)
  • 250 gramas de amendoim torrado e moído (opcional)
Modo de Preparo:
  1. Lave várias vezes o milho até que a água fique transparente.
  2. Deixe de molho de 8 a 12 horas (de preferência durante a noite)
  3. Escorra o milho, junte a água, 1 pitada de sal e cozinhe no fogo alto, em panela de pressão, por 30 minutos contados após a pressão.
  4. Ferva o leite com os cravos e a canela. Coe e reserve. (é desagradável ter que ficar separando cravo e canela do meio da canjica)
  5. Junte o leite condensado, o leite de coco e o leite fervido ao milho já cozido e mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. O fogo deve estar de médio a baixo e a panela deve estar destampada, por 30 minutos ou até que fique com a consistência desejada. Neste período, vá acrescentando aos poucos 500 ml de água e misturando o creme que se forma nas laterais da panela.
  6. Corrija o açúcar.
  7. Opcionalmente, junte o coco ralado e o amendoim torrado e deixe por mais uns 3 minutos. (Algumas pessoa não gostam de coco e amendoim na receita)
Pode ser servido quente ou frio, no copo ou no prato fundo, com canela em pó polvilhada.
Se preferir, substitua o leite condensado por 1 1/2 xícara de açúcar , 1 xícara de leite em pó e 1 colher (sopa) de manteiga.
Ai, ai…..E bom apetite!

Dúvidas, críticas ou sugestões é só comentar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário