segunda-feira, 6 de junho de 2011

Primeiros dias de mãe…Ai, ai, ai

Finalmente o grande momento chegou. Passaram-se 9 meses, você está toda inchada, cabelos sem tinta, pernas quase não se agüentando e aquele famoso andar de rema pra lá, rema pra cá.
Algumas mulheres acabam dando mais importância a todos estes problemas. Mas, o foco desse post é falar da grande maioria que quer ver seu bebezinho nascendo com toda a saúde e sendo recebido num ambiente todo preparado para ele.
Ao nascer, a mãe precisa se deparar com outra realidade. Agora, com o pequenino exigindo todo o seu tempo, será mais difícil ainda pensar nos próprios cuidados. O primeiro mês requer adaptação, tanto da mamãe, quanto do papai.
Imagine alguém chegar em sua casa, com bebê chorando, roupas e mais roupas pra lavar, o leite “empedrando” nos seios, o almoço por fazer, a casa pra limpar, os quartos por arrumar. Qual será sua prioridade?
  1. Se arrumar toda pra esperar sua visita?
  2. Arrumar a casa?
  3. Cuidar do mais novo integrante da família?
Sinceramente, espero que seja a última opção. Isso não quer dizer que está tudo bem se você largar tudo e só ficar à disposição do filhote. Lembre-se que roupa suja, cama pra arrumar e prato pra lavar, isso sempre os terá em sua casa. Para fugir dessas situações e evitá-las ao máximo, as responsabilidades da casa, precisam ser divididas para que, nenhum dos dois fique sobrecarregado. Maridão pode trocar uma fralda, enquanto a mamãe põe a roupa pra lavar ou, lavar uns pratos e arrumar a cama antes de sair pra trabalhar. 
Aqui vai uma idéia bem simples. Façam juntos, uma lista com todas as tarefas a serem realizadas, inclusive os cuidados com o bebê. Identifique as tarefas e divída-as de acordo com a realidade de vocês e com os horários do bebê. Se tiver a vovó pra ajudar, conte com ela na lista de tarefas também.
Segue um exemplo que vocês podem tomar como base:
Período Tarefa Responsável
Manhã Arrumar as camas Papai
Manhã Lavar roupas Mamãe
Noite Lavar os pratos Papai
Manhã/Tarde Fazer o almoço/jantar Mamãe
Noite Aspirar a casa Papai
Você pode incluir os dias da semana e os horários em que as tarefas serão realizadas.
Com este planejamento feito a dois, ficará mais fácil manterem a casa em ordem, evitará desentendimentos, além de permitir que vocês separem um tempinho juntos. Aproveitem para conversarem mais um com o outro e procurem saber como foi o dia de cada um, falando também sobre as experiências com a nova rotina do dia-a-dia. Este também será o momento ideal para vocês ajustarem as tarefas e re-planejarem algo que precise ser melhorado na rotina.
Um conselho às amigas que vão visitar alguém nesta situação: Sejam mais compreensivas e motive a nova mãe. Incentive-a e evite criticar. (Aproveite pra pegar uma vassoura e ajudar a amiga tá?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário