quarta-feira, 1 de junho de 2011

Seu filho é uma pedra?

Não existe criança igual. Assim como não existem adultos iguais. Até os gêmeos idênticos podem ser diferenciados, sejam pelas atitudes, pela maneira de falar, pela forma como tratam outras pessoas que, por vezes, os fazem bem diferentes.

Assim sendo, o aprendizado de cada indivíduo também é diferente. Você percebe isso muito claramente quando está falando ao telefone e a pessoa do outro lado diz: “Olha, eu não vou a festa hoje.” O verbo usado identifica que a pessoa é bastante visual e que, para aprender, precisa ter experiências com a visão. Isso acontece também com a audição, o tato, o olfato, a fala e a mistura de tudo isso: o cinestésico.

Muitos pais atualmente, não fazer o menor esforço para terem paciência com seus filhos e acabam por agir de maneira reprovável. Crianças não pedem para vir ao mundo. Embora não digam isso, elas exigem que sejamos responsáveis por elas.

Outro dia ouvi uma mãe dizendo: “Ele passou mal porque não gosta de comer nada de manhã!” e outra que dizia:”Ela fica até tarde no computador, por isso não está se concentrando na escola.” Estas mães não tomaram consciência de que a responsabilidade é delas. Todos nós estamos no caminho do aprendizado constante, e muito mais nossos filhos que ainda precisam muito da nossa autoridade de pais.

A tarefa de ensinar e educar é árdua e exige muito de nós. Não fazê-la ou achar que é tarefa da escola, igreja e afins, é como se estivesse plantando um espinheiro que dá frutos amargos.

E você já parou pra pensar sobre a passagem do povo de Israel pelo mar vermelho? Mas, você já se perguntou por que Moisés bateu na pedra?

Sonho x Objetivo

Imagino que seu sonho seja um futuro bem sucedido para seu filho. Neste caso, seu objetivo deve ser conduzí-lo a este futuro. O sonho de Moisés era entrar na terra prometida. O objetivo dele era introduzir o povo de Israel nesta terra. Ele não conseguiu nem uma coisa e nem outra. Por incrível que pareça, o homem mais manso de toda a terra perdeu a paciência.

Ele perdeu a paciência com o povo de Israel. Imagine conduzir milhares de pessoas reclamando a todo momento, esquecendo-se das coisas boas que já tinham visto pelo caminho, do alimento mandado na hora certa, da água que matou a sede de todos, da nuvem que os seguia e refrescava-os do calor escaldante, e da coluna de fogo que os aquecia nas noites frias do deserto. Realmente, era um povo difícil de conduzir, pareciam crianças perdidas no deserto que precisavam de alguém que os ensinasse o caminho certo. As consequências pela falta de paciência de Moisés não foram nada boas pra ele.

Eduque seu filho conversando com ele, orientando-o, alertando-o e ensinando-o princípios de respeito e convivência e, o mais difícil, sendo um exemplo pra ele. Bater com sua vara na pedra não foi a melhor opção para que Moisés abrisse o mar vermelho. Bastaria falar e no mesmo instante o mar obedeceria. Por conta disso, Moisés não pôde entrar na terra que tanto sonhava.

Se você investe tempo e paciência ensinando seu filho, no momento oportuno, bastará falar para que ele obedeça. Bater na pedra é os acomodados e para aqueles que não se preocupam com as consequências de seus atos.

E você?  Que opção você vai usar, de agora em diante, para educar seu filho e poder entrar nas terras de seu coraçãozinho?

Privilegie o diálogo e exerça sua autoridade para ensinar o caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário